top of page

Licença Especial

Direito MILITAR

CONVERSÃO EM PECÚNIA DE LICENÇA ESPECIAL NÃO GOZADAS

 

Em 13 de abril de 2018, foi publicado pelo Ministério da Defesa no DOU nº 71, fls. 45 a 54, o Despacho nº 2/GM-MD de 12 de abril de 2018, reconhecendo à todos os militares das Forças Armadas a possibilidades de conversão pecúnia, na forma de indenização em razão de Licença Especial não gozada e não utilizada em dobro para fins de passagem para a inatividade, conforme art. 33 da Medida Provisória nº 2215-10 de 2001.
 

Contudo, esse mesmo Despacho mitiga o direito de muitos militares inativos ou da reserva remunerada a essa conquista, quando afirma que o prazo prescricional de 5 anos para a aquisição do direito deve ser contato a partir da sua ida para a reserva ou inatividade, demonstrando uma flagrante injustiça, tendo em vista que a própria Lei que assegura o direito é de abril de 2018.
 

Deste modo, o prazo prescricional deve ser contada a partir da data da publicação do Despacho nº 2/GM-MD de 12 de abril de 2018, permitindo assim que todos os militares da reserva ou beneficiários de militares inativos possam pleitear em juízo esse direito, mesmo que tenham ido para a inatividade ou para a reserva a mais de 5 anos.

.

 TENHO DÚVIDAS QUANTO A ESSE DIREITO

Preocupados e orientar da melhor forma nossos clientes, criamos um post em nosso blog, no sentido de sanar algumas dúvidas em relação a possibilidade de pleitear judicialmente a conversão em pecúnia de licenças especiais não gozadas. Você poderá ter acesso clicando aqui.

COMO FAÇO PARA ENTRAR COM A AÇÃO ?

Caso você tenha interesse em ingressar com a Ação de Conversão em Pecúnia de Férias não Gozadas, será necessário nos enviar os seguintes documentos:

  • Cópia da Identidade e Comprovante de Residência;

  • Cópia dos 3 últimos contracheques;

  • Ficha Financeira do ano em passou  para a Reserva;

  • Ficha Controle;

Juntamente com os documentos listados acima, você deverá baixar os 4 arquivos disponíveis abaixo, assinar e datar.

 

  • Contrato de Honorários

  • Procuração Particular

  • Declaração de Hipossuficiência

  • Declaração de Renúncia de Valores

Após juntar a documentação completa, você deverá fazer o envio através do e-mail ubiratan@ubiratanmelo.com ou pelo WhatsApp 41 3537-5485, e assim que acusarmos o recebimento, retornaremos o contato.

Em caso de dúvida entre em contato com o nosso suporte jurídico através do CHAT ao lado.

Sem Título-1.jpg
bottom of page